Radiologia do HFZ-Ovar dispõe de sistema de reconhecimento de voz

O Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar) implementou um sistema de reconhecimento de voz “Nuance Dragon Medical 360 Network Edition” no serviço de radiologia, que permite ditar texto em vez de o digitar.

Esta solução funciona usando modelos acústicos e estatísticos sofisticados, adaptando-se ao utilizador, familiarizando-se com o som da sua voz, bem como das palavras específicas usadas nos ditados. Assim, quanto mais o software é utilizado, mais se adapta ao utilizador, tanto em termos de acústica quanto de linguagem.

O presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, referiu que este novo sistema, adquirido no âmbito do projeto “Na transformação digital do Hospital do Futuro”, cofinanciado pelo SAMA2020, “tem o potencial de otimizar o processo de produção de relatos clínicos, reduzindo a carga administrativa dos profissionais, melhorando, consequentemente, a qualidade do serviço e as interações médico-paciente”.

Segundo a responsável do Serviço de Imagiologia, Salomé Araújo, “esta solução é uma excelente ferramenta de produtividade que permitirá a elaboração de relatórios de exames de uma forma mais rápida e eficaz e com um único interveniente, o médico”.