Radiologia do ARS Algarve usa tecnologia da Inteligência Artificial

O serviço de radiologia da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve já realizou perto de 29 mil exames com a tecnologia da Inteligência Artificial. 

De acordo com a ARS Algarve, nos últimos anos tem sido feita uma grande aposta em digitalização de imagem e armazenamento de dados bem como na Inteligência Artificial para a leitura de exames ao tórax, de imagens de retinografia e no projeto “Radiologia na Comunidade” (unidade portátil de raios X que possibilita realizar exames ao domicílio), garantindo diagnósticos mais céleres.

Entre os benefícios dos mais recentes avanços tecnológicos no setor da Saúde destacam-se a realização de exames de diagnóstico e análise de dados médicos com maior rapidez e eficácia e, consequentemente, a prestação de melhores cuidados de saúde ao utente.

“Queremos diagnosticar mais cedo, para tratar melhor. Queremos prestar melhores cuidados aos nossos utentes”, disse o presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado.

“As novas tecnologias, como a Inteligência Artificial que permite a deteção precoce de um conjunto de onze patologias nos raios X do tórax, possibilitam aos médicos fazer diagnósticos logo na casa do utente”, reforçou Paulo Morgado, fazendo referência ao novo equipamento de raios X portátil do serviço de Radiologia da ARS Algarve.

As novas soluções de Inteligência Artificial da ARS Algarve usam a nova estrutura do Data Center, “usufruindo de todas as garantias de segurança e confidencialidade dos dados”, lê-se em comunicado divulgado.

Segundo o responsável do Núcleo de Sistemas de Informação e Comunicação do Agrupamento de Centros de Saúde – Central, Joaquim Azevedo, é “graças à sua arquitetura central que o Data Center possibilita a todos os profissionais um acesso rápido e remoto à plataforma, através de qualquer equipamento e a partir de qualquer lugar”.

“A utilização dos detetores digitais diretos permite-nos uma aquisição de imagem com uma maior acuidade diagnóstica e, simultaneamente, com recurso a menor radiação”, explicou a coordenadora do serviço de Radiologia da ARS Algarve, Paula Simãozinho.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.