Plataforma facilita tratamento de doentes coronários no CHULC

O Hospital de Santa Marta, em Lisboa, vai passar a utilizar, a partir desta semana, uma plataforma tecnológica inovadora que, aliada à inteligência artificial, permite detetar automaticamente a gravidade do bloqueio dos vasos sanguíneos, facilitando o diagnóstico e tratamento de doentes coronários.

Ao contrário dos métodos de imagem como a angiografia convencional, a tecnologia de tomografia de coerência ótica recorre à luz infravermelha para fornecer imagens de alta-definição a partir do interior de um vaso sanguíneo. Desta forma, os médicos podem dispor de uma visualização mais pormenorizada das artérias dos pacientes, permitindo personalizar o tratamento a aplicar em cada caso.

Este novo software permite detetar, de forma automática e com recurso à inteligência artificial, a gravidade dos bloqueios de cálcio e medir o diâmetro dos vasos para uma melhor tomada de decisão dos médicos durante os procedimentos de colocação de stent coronário (dispositivo em forma de tubo utilizado para manter as artérias abertas).

Além do Hospital de Santa Marta, que recebe a primeira solução do género a ser implementada em Portugal, estima-se que esta tecnologia possa chegar a cerca de 50 outras unidades hospitalares.

O Hospital de Santa Marta, inserido no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), é considerado um dos principais centros de referência de diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares a nível nacional.