O hospital pós pandemia

A situação pandémica que vivemos provocou um desafio aos serviços de saúde, não só pondo em evidência as suas fragilidades, mas também colocando à prova a competência dos seus agentes na adaptação rápida das instalações às condições impostas ao tratamento e isolamento dos doentes, de modo a conter a contaminação cruzada e a proliferação da infeção dentro das unidades de saúde, particularmente nos hospitais.

Ao longo dos meses fomos ouvindo a classe científica, que intensificou de forma exemplar o seu trabalho a nível internacional para debelar uma crise que alastrou a todo o mundo em poucos meses e, em paralelo, fomos acompanhando os que em primeira linha têm a elevada missão de tratar os doentes dentro das unidades hospitalares e as questões técnicas que se levantaram para garantir a eficácia das instalações e dos equipamentos.

Registámos algumas das principais preocupações:

• Como encaminhar os doentes COVID a partir da entrada do hospital;
  • Como organizar os serviços de urgência;
  • Adaptar unidades de internamento para o tratamento desses doentes;
  • Aumentar a capacidade de resposta das Unidades de Cuidados Intensivos;
  • Como resolver os riscos de contaminação dentro da sala de cirurgia, particularmente no processo anestésico;
  • Como garantir as condições ambientais de tratamento de ar exigidas nos diversos serviços para doentes com esta patologia altamente infecciosa;
  • Como adaptar, em situação de emergência, as infraestruturas do hospital para a resposta adequada.

As experiências vividas durante este atribulado ano e as soluções encontradas nos diversos hospitais desafiam-nos para uma reflexão sobre os aspetos fundamentais a ter em atenção nas alterações a introduzir a curto e médio prazo nas instalações e equipamentos, a criar regras claras em futuros programas funcionais e, de imediato, a readaptar os documentos técnicos existentes que enquadram o projeto hospitalar. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº104, mar/abr 2021, dedicado ao tema 'A resposta do SNS à pandemia e os desafios do futuro'

José Graça Rocha

Engenheiro Mecânico