Novos avanços tecnológicos nos cuidados intensivos do CHULC

Uma nova plataforma informática, que agrega toda a informação necessária à tomada de decisão clínica, está a ser instalada nas unidades de cuidados intensivos do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC).

A aplicação BS PaTIENT.CARE, além da integração com os sistemas disponíveis no centro hospitalar (SONHO, SCLINICO, Clinidata e SGICM), permite reunir a informação que é libertada pelos equipamentos que estão ligados ao doente internado, como monitores vários, ventiladores, entre outros, garantindo a compilação e registo dos dados de forma automática.

O responsável da especialidade de Medicina Intensiva do CHULC, Luís Bento, considera este um salto tecnológico importante, porque “facilita o trabalho diário dos profissionais na elaboração de indicadores de gravidade, registo de intervenções, procedimentos e diagnósticos, facilitando a tarefa da codificação”.

O também coordenador da Unidade de Urgência Médica (UUM) e da Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos e Trauma (UCINCT) defende ainda que este passo “é muito importante, porque permite disponibilizar mais tempo para cuidar do doente”.

O diretor da área de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, António Lourenço, destaca, por seu lado, entre outras vantagens, “a facilidade de adaptação e parametrização do programa, através da interoperabilidade com os vários dispositivos e sistemas existentes nas unidades, e a capacidade em se adaptar a novas realidades que surjam no dia-a-dia”.

A implementação desta plataforma no CHULC vai contemplar de forma gradual todas as Unidades de Cuidados Intensivos (de adultos e pediátricos), blocos operatórios e salas de procedimentos, e vai permitir a desmaterialização do processo clínico, uniformização dos registos, eliminando a utilização do papel.

Será ainda possível a exportação automática dos dados da infeção nosocomial para a plataforma nacional do HELICS-UCI.

O processo, que já foi concluído na UCINCT, UUM e Unidade Cerebrovascular, está a ser implementado na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital de Dona Estefânia.