Médicos da ULS Lisboa Ocidental criam plataforma para divulgar casos clínicos

Fotografia: ULS de Lisboa Ocidental

Foi lançado, no dia 1 de julho, o “webjournal Ocidental”, uma plataforma criada por internos da Unidade Local de Saúde (ULS) de Lisboa Ocidental para promover a publicação de casos clínicos nas áreas cirúrgicas, médico-cirúrgicas e de anestesiologia.

De acordo com a ULS de Lisboa Ocidental, esta é a primeira revista científica em Portugal com tal abrangência, especificamente destinado à publicação de casos clínicos onde os internos são os primeiros autores. A iniciativa surgiu durante o internato de cirurgia, quando Diogo Cardoso e Vasco Cardoso, juntamente com as médicas Zacharoula Sidiropoulou e Rita Martins, identificaram esta necessidade.

“Sentimos que havia esta necessidade porque é muito difícil a publicação de casos clínicos quando se é interno, quer pelo tempo despendido, quer pelo custo que muitas vezes acarreta”, explicou Diogo Cardoso, especialista em Cirurgia Geral há um ano, citado em comunicado divulgado.

“Queríamos, por um lado, uma plataforma que facilitasse esse processo e, por outro, que permitisse a partilha e troca de informação sobre casos clínicos nas várias especialidades médico-cirúrgicas e anestesiologia”, acrescentou Vasco Cardoso, que concluiu a especialidade este ano.

Com o suporte do Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação da ULS de Lisboa Ocidental, o “Ocidental” já está online, alojado no site da entidade, e publicou os primeiros quatro casos clínicos, com muitos outros em preparação. A plataforma aceita submissões de qualquer ponto do país.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.