Mais de 20 milhões de resultados de exames médicos disponíveis online

Mais de 20 milhões de resultados de exames médicos foram partilhados digitalmente nos últimos oito meses, podendo ser consultados através da aplicação móvel e do portal SNS 24.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, a partilha de resultados de meios complementares de diagnóstico e terapêutica é fundamental para a aceleração e automatização dos processos, uma vez que a receção por parte dos profissionais nos cuidados de saúde primários é imediata.

Para o responsável, a partilha eletrónica apresenta vantagens também para os utentes, pela rapidez, facilidade e comodidade no acesso aos resultados.

O projeto arrancou no dia 6 de maio de 2022 e, desde então, o número de laboratórios aderentes tem vindo a aumentar, permitindo que mais pessoas possam aceder digitalmente aos resultados dos seus exames médicos.

A prescrição de exames médicos de forma eletrónica nos cuidados de saúde primários passou a abranger todas as áreas em abril de 2022 e, desde então, já foram emitidas cerca de 19 milhões de requisições eletrónicas, das quais mais de 90,8 por cento foram totalmente desmaterializadas.

As endoscopias gastrenterológicas, a medicina física e reabilitação, a pneumologia-imunoalergologia e radiologia são algumas das áreas abrangidas, estando disponíveis resultados de TAC, colonoscopias, entre outros.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.