Lançamento de serviços de telessaúde no Porto

Foi lançado a aplicação Telemonit SNS 24 que permite o acompanhamento contínuo e domiciliário dos utentes e balcões SNS24 e possibilita o acesso a teleconsultas, evitando deslocações a centros de saúde e hospitais e facilitando, assim, o acesso aos cuidados de saúde.

O serviço Telemonit SNS24, desenvolvido pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, permite o acompanhamento de utentes com insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crónica e de recuperação pós-covid-19.

Foi lançado no mês passado, na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, abrangendo dez utentes em Matosinhos, tendo contado com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. Integrarão ainda no piloto utentes do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e do Centro Hospitalar do Oeste.

Já em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim, o governante visitou dois balcões SNS 24 e presenciou o lançamento da teleconsulta hospitalar no balcão de Vila do Conde – segundo balcão no país a ter esta resposta.

Ao todo, nestes dois concelhos existem 44 balcões em atividade, e pelo país são já mais de 140 os balcões que prestam apoio aos cidadãos.

O objetivo passa por continuar a aumentar esta resposta, como avançou António Lacerda Sales: “A ideia é alargar a rede de balcões a mais freguesias, promovendo, desta forma, a rapidez, a proximidade e a segurança no acesso aos serviços digitais do SNS, aumentando o conforto para o cidadão, que evita, assim, deslocações às unidades de saúde, sobretudo ao nível dos cuidados de saúde primários e agora, também, e esperemos que de forma crescente, ao nível dos cuidados hospitalares”.

O Secretário de Estado falava no evento de assinatura do protocolo entre a SPMS, a Administração Regional de Saúde do Norte e o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde, que permitiu o lançamento da teleconsulta hospitalar no balcão SNS24 de Vila do Conde.

“Ter direito à Saúde é, acima de tudo, ter acesso à saúde”, referiu António Lacerda Sales, enaltecendo as conquistas destes anos mais recentes ao nível da inovação e as aprendizagens decorrentes da pandemia, como, por exemplo, a mais-valia das parcerias inter e intrasetoriais.