Inaugurado Espaço Cidadão no IPO do Porto

Fotografia: SNS

O IPO do Porto inaugurou, a 15 de dezembro, um Espaço Cidadão e um balcão SNS24, novos balcões de atendimento que vão permitir a utentes e profissionais tratar de assuntos administrativos durante uma ida ou internamento no hospital.

Trata-se do segundo hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a ter um Espaço Cidadão e o primeiro a instalar um balcão SNS24, no âmbito das iniciativas de modernização administrativa que têm tido lugar em todo o país.

A presidir à inauguração, o ministro da Saúde sublinhou a aposta em serviços públicos de proximidade, que permitem maior facilidade e comodidade aos cidadãos nas interações com o Estado.

“Todos os dias vêm ao IPO milhares de pessoas. Faz todo o sentido que possam tratar da sua vida administrativa de uma forma mais simples, o que é especialmente importante quando as pessoas estão numa fase da vida tão difícil”, afirmou Manuel Pizarro, deixando a expectativa de que mais hospitais possam ter estes balcões de atendimento.

O ministro da Saúde sublinhou o trabalho que está a ser feito na área de oncologia, com o planeamento do alargamento dos rastreios e a aposta em inovação, seja em novos equipamentos, seja no compromisso com a investigação e desenvolvimento, de que é exemplo o IPO do Porto, que está a construir uma nova ala para a Unidade de Investigação de Ensaios Clínicos de Fase Precoce.

Esta unidade, a primeira do SNS, estará pronta em 2024, permitindo o ensaio clínico inicial de medicamentos inovadores para o tratamento do cancro.