Inauguradas novas instalações da Urgência Pediátrica do Porto

Fotografia: SNS

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou, a 14 de janeiro, as novas instalações da Urgência Pediátrica Integrada do Porto, na Unidade Local de Saúde São João.

“O São João é uma instituição exemplar no contexto do Sistema Nacional de Saúde (SNS)”, afirmou Manuel Pizarro, sublinhando que o modelo de urgência metropolitana em funcionamento no Porto deve ser uma referência para todo o país. “O São João é um dos navios almirantes do SNS”, acrescentou.

A obra, no valor de 2,2 milhões, contou com uma comparticipação de 56 por cento de fundos comunitários através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Segundo o diretor do serviço de urgência de pediatria do Hospital de São João, Rúben Rocha, “foram eliminados momentos de espera e de deslocação do doente, desde que a criança dá entrada no serviço de urgência pediátrica, passando pela triagem e pela primeira observação médica, até à alta clínica”.

Na inauguração, o ministro da Saúde destacou a importância de organizar o SNS em torno das necessidades dos utilizadores, frisando que a criação das Unidades Locais de Saúde são uma oportunidade nesse sentido.

“Fica-me uma enorme satisfação por termos dado passos absolutamente decisivos em duas reformas do SNS que todos reclamavam há décadas”, afirmou o ministro, referindo-se à integração de cuidados e à reforma dos serviços de urgência.

“A reforma dos serviços de urgência, que está a dar os primeiros passos, tem de ser feita com muito cuidado e com muita prudência para não pôr em causa, em momento nenhum, nem a segurança, nem a tranquilidade das populações”, referiu.