Inaugurada Unidade de Saúde Mental em Loures

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou, a 17 de abril, a nova unidade comunitária de saúde mental de Loures, fruto de um protocolo entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o Hospital Beatriz Ângelo e a Câmara Municipal de Loures.

O serviço retoma a resposta de saúde mental em proximidade à população de Loures, iniciada na década de 1990 e que até 2012 esteve a cargo de uma equipa da responsabilidade do Hospital Júlio de Matos.

A resposta em psiquiatria para as freguesias de Loures oriental transitou naquele ano para o novo hospital, com maior foco nos casos prioritários. Agora, o novo serviço no centro de saúde de Loures permitirá quatro mil consultas médicas por ano, 1 800 consultas de psicologia e também intervenções no domicílio, esperando-se que contribua para reduzir internamentos potencialmente evitáveis, melhorar o acesso e reduzir o estigma.

Na sua intervenção, o ministro da Saúde destacou a parceria entre o Agrupamento de Centros de Saúde de Loures, o hospital e a autarquia para a concretização do novo espaço, que tem três gabinetes de consulta, hospital de dia e gabinete de enfermagem. “Este é mais um exemplo da descentralização em movimento”, sublinhou.

Manuel Pizarro reiterou o compromisso do Governo na reorganização dos serviços de saúde mental para uma resposta de maior proximidade à população, a par do combate ao estigma. “Estas equipas dão um sinal de que a saúde mental faz parte da vida integral de cada pessoa, de cada homem e de cada mulher e da comunidade”, afirmou, sublinhando que a constituição de uma equipa jovem, que conta com dez elementos, é também um “sinal da pujança do Serviço Nacional de Saúde”.

O ministro da Saúde detalhou ainda o investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na área da saúde mental, de 88 milhões de euros, que vai permitir criar, no decurso deste ano, dez equipas comunitárias de saúde mental, seis de adultos e quatro de infância e adolescência, sendo que esta equipa que agora começa formalmente a funcionar em Loures não entra nesta contagem, dado que se trata de um projeto local que reativa uma equipa já existente.

No total, até 2026, o PRR vai permitir dotar o país de 40 novas equipas comunitárias de saúde mental, das quais 20 já estão a funcionar.