Inaugurada primeira USF do Litoral Alentejano

Fotografia: SNS

A primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) do Litoral Alentejano já está a funcionar no concelho de Sines.

A USF Porto de Mar, integrada na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, foi inaugurada a 8 de janeiro, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, e é uma das 222 novas USF-B que iniciaram atividade a 1 de janeiro.

Coordenada pela médica Tânia Barcelos, a equipa da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Sines desenvolveu nos últimos meses um projeto assistencial que lhes permitiu fazer parte do grupo de dez unidades que passam diretamente do modelo UCSP para o modelo mais avançado de USF, que vai ser generalizado em todo o país ao longo de 2024.

Com esta nova organização, a USF Porto de Mar vai garantir equipa de saúde familiar a cerca de 8 500 utentes e os profissionais passarão a ser remunerados pelo desempenho.

“Estamos a dar um novo impulso à reforma dos cuidados primários”, frisou Ricardo Mestre, lembrando que quando, há cerca de um ano, desafiou os profissionais da UCSP de Sines a desenvolverem este projeto, estava convicto de que existiam condições para terem sucesso.

“Havia liderança e uma equipa jovem na verdadeira aceção da palavra: não por serem velhos ou novos, mas por ser uma equipa que estava disponível para assumir novos desafios”, afirmou o governante. “Sabemos que as condições para criar esta equipa nem sempre estiveram reunidas. mas agora estão e isso é muito importante para os profissionais, para os utentes e para o SNS”.

Nesta USF de Sines estão neste momento em formação cinco internos de Medicina Geral e Familiar, havendo a expectativa de que a unidade possa funcionar como polo dinamizador de outras USF no Litoral Alentejano.

“Liderança, objetivos, transparência e resultados. Queremos que este seja o léxico do SNS. Ao fazer este reforço dos cuidados de saúde primários, fazemo-lo convictos de que temos um modelo que deu provas de si e que com as USF B podemos atrair e fixar os profissionais e ter respostas mais atempadas e proativas para a doença aguda e para a doença crónica”, disse Ricardo Mestre.

“Estamos convictos de que este é o caminho certo para reforçar o SNS e agora passam para o patamar em que os olhos vão estar sobre vocês”, acrescentou, deixando votos de que esta USF em Sines possa ser um “viveiro” de mais médicos e enfermeiros de família para esta região do país.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.