Hospital de Proximidade de Sintra tem abertura prevista para 2021

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Município de Sintra encontram-se a ultimar o procedimento e o caderno de encargos com vista ao lançamento do concurso público internacional para o projeto do novo Hospital de Proximidade de Sintra, que deve ser lançado nas próximas semanas, de acordo com o portal do Serviço nacional de Saúde.

Com abertura prevista para janeiro de 2021, a nova unidade vai permitir racionalizar a oferta de cuidados de saúde no concelho de Sintra. O projeto visa também complementar o investimento conjunto com o município, de mais de 6 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários do Programa Operacional Lisboa 2020, no âmbito dos cuidados de saúde primários no Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra.

O novo Hospital de Proximidade resulta do acordo de colaboração entre o Município de Sintra e os Ministérios das Finanças e da Saúde, assinado em 26 de junho, que prevê um investimento global da ordem dos 51,2 milhões de euros. O investimento financeiro é repartido pelo Município, que disponibiliza o terreno e assume o montante necessário para a conceção e construção da nova unidade hospitalar e seus acessos, no valor de 29,6 milhões de euros, e o Ministério da Saúde, que assegura o investimento relativo à aquisição e instalação do equipamento e ao funcionamento da nova unidade hospitalar, no valor de 21,6 milhões de euros.

O Hospital de Proximidade integrará serviços de urgência básica, consultas externas diferenciadas de alta resolução, unidade de cirurgia ambulatória, meios complementares de diagnóstico e terapêutica modernos e unidade de cuidados continuados integrados (convalescença).

O serviço de consulta externa visa dar uma resposta rápida e inovadora às solicitações provenientes dos cuidados de saúde primários do concelho de Sintra, assegurando que os utentes, com uma única deslocação ao hospital, consigam a realização da consulta e dos meios complementares de diagnóstico e terapêuticos necessários. A nova unidade funcionará em estreita articulação com o Hospital Fernando da Fonseca.

Prevê-se que o hospital venha a ter 60 camas, com as especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia geral, Cirurgia pediátrica, Cirurgia plástica e reconstrutiva e estética, Gastrenterologia, Medicina física e de reabilitação, Medicina interna, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Psiquiatria da infância e da adolescência, Radiologia e Urologia.