Hospital de Braga recebe mais de 9ME para adquirir equipamentos médicos

Fotografia: Hospital de Braga

O Hospital de Braga obteve um financiamento de mais de nove milhões de euros para a aquisição de equipamentos médicos pesados.

O financiamento foi oficializado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), no passado dia 5 de dezembro, numa cerimónia realizada no IPO do Porto.

Durante a sessão “Modernização Tecnológica dos Hospitais do SNS”, foi anunciado o investimento total de 117 milhões de euros, uma verba inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para modernizar 29 unidades hospitalares.

O Hospital de Braga vai receber um dois angiógrafos, duas ressonâncias magnéticas, um TAC e um robô cirúrgico, no valor superior aos nove milhões de euros.

“A aquisição destes equipamentos vão contribuir para a modernização tecnológica do Hospital de Braga, para o reforço da capacidade de resposta às necessidades dos nossos utentes, e terá um impacto positivo na qualidade e eficácia dos cuidados que prestamos”, disse o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, citado em comunicado enviado à redação.

O pacote de investimento anunciado prevê alcançar a média internacional, no que toca ao número médio de robôs cirúrgicos por milhão de habitantes. Pretende-se, também, reforçar a capacidade do SNS para responder às mudanças demográficas e epidemiológicas do país e à inovação terapêutica e tecnológica.

A DE-SNS anunciou a aquisição de seis robôs cirúrgicos, que aumentam para 13 o número de equipamentos com estas características no SNS.

Além da verba inscrita no PRR, o orçamento definido para a Unidade Local de Saúde de Braga, a executar em 2024, prevê a renovação de equipamentos médico-cirúrgico, administrativo, hoteleiro e informático, que contempla os Cuidados de Saúde Primários, num investimento que ronda os oito milhões de euros.