Hospital de Braga amplia capacidade de resposta

O Hospital de Braga criou mais quatro espaços para a realização de consultas, ampliando a capacidade de resposta e melhorando as condições de prestação de serviços aos utentes.

“Com os novos gabinetes será possível realizar mais cerca de 2 100 consultas mensais e um total de 25 200 consultas por ano, favorecendo a evolução positiva registada nos últimos anos”, refere o hospital em comunicado.

Com mais de meio milhão de consultas realizadas em 2022, o Hospital de Braga registou um crescimento de 6,48 por cento, comparativamente com o ano anterior à pandemia (2019), evoluindo de 480 376 consultas em 2019 para 511 503 em 2022.

“A criação dos novos espaços permitirá melhorar a qualidade e a capacidade de resposta aos utentes e elevar os indicadores de desempenho do Hospital de Braga que são, já por si, muito positivos”, disse o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira.

O mesmo responsável salientou que o investimento na criação dos novos espaços, na ordem dos 80 mil euros, enquadra-se na “estratégia de permanente aposta na prestação de cuidados de saúde de excelência, através de uma prática caraterizada pela qualidade, competência, rigor, eficiência e diferenciação”, realçando que o Hospital de Braga passa a dispor de um total de 136 gabinetes de consulta disponíveis para as diversas especialidades.

Servindo uma população de cerca de 1,2 milhões de pessoas dos distritos de Braga e Viana do Castelo, o Hospital de Braga, “além de ultrapassar o meio milhão de consultas médicas em 2022, também superou as expetativas em termos de atividade assistencial, de cirurgias convencionais e de recuperação de listas de espera”, lê-se no comunicado.

De acordo com a instituição, entre cirurgias programadas, urgentes e de ambulatório, comparando com o período pré-pandémico, o Hospital de Braga cresceu 25,63 por cento no ano de 2022, assinalando-se um aumento muito significativo no número de intervenções em ambulatório que aumentou cerca de 40 por cento.

Simultaneamente, a Administração do Hospital de Braga tem implementado um conjunto de medidas que permitiram aumentar a realização de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), “estando o crescimento diretamente relacionado com o plano de produção adicional aos fins-de-semana e feriados”. Apesar da evolução muito positiva, o Hospital de Braga alargará o período de produção adicional de MCDT’s aos fins-de-semana e feriados e contratualizará a realização externa de exames.