Hospital de Barcelos lança aplicação para facilitar comunicação com utentes

O Hospital Santa Maria Maior, em Barcelos, disponibilizou a aplicação para dispositivos móveis MyHSMM, que tem como principais objetivos melhorar a acessibilidade dos utentes à sua informação clínica e de saúde e facilitar a comunicação entre estes e o hospital.

Com esta aplicação, os utentes passam a poder gerir de forma rápida e intuitiva os dados pessoais que constam no seu processo clínico hospitalar e a aceder de forma simplificada a múltiplos serviços e funcionalidades do hospital.

Esta ferramenta permitirá aos utentes, entre outras funcionalidades, consultar e receber notificações de consultas, exames e cirurgias agendadas; consultar o histórico de atos médicos realizados; pedir relatórios médicos e resultados de exames; apresentar reclamações ou sugestões e visualizar tempos de espera na urgência.

De acordo com o hospital, serão lançadas mais três funcionalidades acopladas à MyHSMM, e a operar em breve: uma que possibilitará aos utilizadores efetuar check-in automático nos quiosques de admissão para consultas e exames; outra que permitirá aos utentes, de uma forma “significativamente” melhorada, receber notificações dos agendamentos via SMS; e outra que possibilitará a assinatura de documentos com recurso à Chave Móvel Digital.

Além disso, brevemente, os utentes poderão efetuar o pagamento das taxas moderadoras através de MB WAY e de referência bancária e, ainda, receber no seu telemóvel informações atualizadas sobre o estado de saúde do seu familiar que se encontra no Serviço de Urgência.

O desenvolvimento desta solução foi cofinanciado pelo Fundo Social Europeu do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA 2020).