Hospital de Abrantes vai requalificar Serviço de Urgência

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) apresentou o projeto da obra de requalificação e expansão do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Abrantes, uma intervenção que terá um investimento de 2,9 milhões de euros.

Na cerimónia de apresentação do projeto, o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa, sublinhou a importância deste projeto, acrescentando que “dentro de pouco tempo estará na rua o concurso público para a empreitada de construção”.

“A nossa expectativa é que em novembro estaremos a fazer a adjudicação da obra, eventualmente em dezembro começar a instalar o estaleiro e que a obra decorra até ao primeiro trimestre de 2023”, referiu Carlos Andrade Costa.

O presidente salientou que “este não é um investimento único no CHMT”, estando a concretizar o investimento do TAC em Torres Novas, a investir no seu bloco operatório e na criação do Centro de Reabilitação Cardio-Respiratória.

“Estamos, também, a continuar a investir no laboratório, em Tomar, estamos a iniciar o processo de instalação fotovoltaica para a eficiência energética em Tomar, estamos a preparar uma nova valência com internamento em Tomar e, portanto, estamos a fazer uma frente de investimentos, que já vínhamos preparando ao longo de 2020. E 2021 e 2022 e 2023 serão anos importantes para o centro hospitalar num conjunto vasto de investimentos, concluiu Carlos Andrade Costa.

A engenheira responsável pelo projeto, Ilda Rocha, afirmou que este projeto visa “requalificar a área atualmente ocupada pelo Serviço de Urgência e ampliar essa área para a área que era ocupada pelo Serviço de Consulta Externa” o que representa “um grande benefício de crescimento do Serviço de Urgência”, incorporando ainda outras valências, nomeadamente na área da cirurgia.

Para o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, este é “um dia importante para Abrantes”, referindo que “a Câmara acompanhará estas obras de perto, no sentido de colaborar e ajudar a concretizar estas obras tão importantes para o Hospital de Abrantes, mas numa lógica maior do CHMT e para a afirmação deste mesmo centro hospitalar”.