HFF é o primeiro hospital com certificação da qualidade na transplantação

• 07 setembro 2023, quinta-feira
  • Gestão

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) tornou-se pioneiro em Portugal com o reconhecimento da qualidade das suas práticas nas áreas de doação e colheita de órgãos e tecidos para transplantação, pela certificação da qualidade pela norma internacional ISO 9001.

Esta certificação da qualidade foi alcançada para os processos de doação e colheita de órgãos em dadores em morte cerebral e para a doação e colheita de córneas em dadores de coração parado, tendo resultado do trabalho empreendido pelo Núcleo de Coordenação Hospitalar de Doação (NCHD) do HFF, uma equipa multidisciplinar formada por seis médicos, dois enfermeiros e um técnico operacional, todos com formação específica e continuada nesta área.

Com diversas iniciativas pioneiras para o aumento do número de órgãos colhidos para transplantação, a ferramenta informática “DonorNow” sinaliza de imediato um possível dador, alertando as equipas responsáveis.

Esta ferramenta informática destina-se à “sinalização automática de ‘catástrofes neurológicas’ através dos exames de Tomografia Computorizada realizados no HFF; o sistema de sinalização de óbitos no serviço de Anatomia Patológica; a participação na elaboração do Registo Português de Transplantação, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), para além da apresentação de diversos trabalhos em reuniões científicas, cursos e ações de divulgação junto de escolas secundárias”.

De acordo com o HFF, o desenvolvimento e consolidação dos processos de doação e colheita permitiram implementar programas de transplante de córneas pelo Serviço de Oftalmologia do HFF, bem como de aplicação de tecido osteotendinoso pelo Serviço de Ortopedia, atividades todas elas também devidamente autorizadas pelo IPST e certificadas pelo programa da qualidade da Direção Geral da Saúde.

Em 2022, o Serviço Nacional de Saúde realizou 814 transplantes de órgãos. Foram, de acordo com as estatísticas do IPST, realizados mais 15 transplantes do que em 2021.

Já nos primeiros seis meses de 2023 foram transplantados em Portugal 498 órgãos, um novo recorde da década, ultrapassando o anterior máximo registado nos primeiros seis meses de 2016, que foram 476.