HDS implementa sistema de virtualização do posto de trabalho

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) implementou um sistema de virtualização do posto de trabalho (VDI), que permitirá ao hospital executar num único servidor mais de um sistema virtual e vários sistemas operativos e aplicações.

Esta tecnologia integra-se no âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA 2020), com o projeto “Hospital Digital – MyHDS”.

O objetivo do sistema VDI é otimizar a acessibilidade, a integração dos setores e a centralização dos dados, além de viabilizar a uniformização de processos de negócio e a redução de custos.

De acordo com o HDS, o uso desta tecnologia permitirá que vários computadores virtuais utilizem os recursos partilhados pelos servidores. Além disso, facilitará a integração dos dados, pois, com tráfego individual e dados salvos em cada computador, as informações ficam acessíveis a qualquer posto de trabalho que esteja autorizado e ligado à rede informática.

A utilização do sistema VDI faz parte do processo de transformação digital que o HDS definiu como prioritário para os próximos anos, pois permite uma atuação mais consistente na gestão centralizada dos dados guardados pelos profissionais, otimiza os processos e reduz os riscos de perda de dados.