Debate sobre desafios e oportunidades da telessaúde

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, foi o palco escolhido para o primeiro de um conjunto de eventos no âmbito do eHealth Summit.

O encerramento da primeira eHealth Session, que teve lugar no dia 25 de outubro, contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, que garantiu que a aposta na digitalização é uma prioridade do Ministério da Saúde, mas defendeu que “este caminho tem de ser feito tendo como foco o cidadão”.

“Queremos melhorar o acesso, mas também a resposta às expetativas dos nossos cidadãos”, reforçou o Secretário de Estado. “O acesso dos cidadãos ao SNS [Serviço Nacional de Saúde] é um desidrato maior da nossa missão”, asseverou.

Ricardo Mestre recordou, depois, vários serviços em que a saúde tem sido pioneira, bem como o investimento financeiro que está previsto através do Plano de Recuperação e Resiliência.

No mesmo evento, na presença do Secretário de Estado, foi assinado um protocolo entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Agência para a Modernização Administrativa para serem instalados mais de 90 balcões SNS 24 em espaços Cidadão, nas juntas de freguesia e câmaras municipais. Desta forma, será passada em breve a barreira dos 350 balcões SNS 24 espalhados por todo o país.

Os desafios e oportunidades da telessaúde para o cidadão, a acessibilidade no SNS, a inclusão de pessoas portadoras de deficiência e o SNS 24 omnicanal foram algumas das temáticas em análise, nesta sessão sobre eHealth.

Portugal tem vindo a consolidar o seu posicionamento em matéria de saúde digital através do eHealth Summit, iniciativa do Ministério da Saúde, organizada pela SPMS.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.