Curso: a prática clínica em hospitalização domiciliária

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), está a organizar o curso de hospitalização domiciliária (HD), que irá decorrer nos dias 4 e 5 de dezembro.
A formação vai realizar-se em formato híbrido, decorrendo presencialmente na sede da SPMI, em Lisboa, e em formato digital.
O curso destina-se a todos profissionais de saúde interessados, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas ou outros, sendo mais direcionado a internistas e especialistas de medicina interna, lê-se em comunicado.
Segundo a coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos HD, Olga Gonçalves, “para a consolidação do trabalho das equipas de HD e sua harmonização, é fundamental que decorram tempos de formação e partilha de que este curso constitui um primeiro módulo”.
“Versará os aspetos da organização de uma Unidade de HD, as suas criação, expansão e divulgação (primeiro dia) bem como a vertente da prática clínica, contemplando a abordagem de algumas patologias, procedimentos inerentes e linhas terapêuticas a desenvolver (segundo dia)”, acrescentou a coordenadora-adjunta.
O curso tem como objetivo demonstrar que “a hospitalização domiciliária exige, pela sua própria essência, um forte trabalho multi e interdisciplinar e encerra a possibilidade de proporcionar, quer o melhor e mais integrador ambiente de tratamento dos doentes, quer um acesso mais fácil deste e dos seus cuidadores à literacia em saúde”.
As inscrições podem ser efetuadas através do formulário disponibilizado online.
Outros artigos que lhe podem interessar