Concluídas obras nas instalações do posto de saúde de Sabóia

Fotografia: SNS

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, inaugurou, a 8 de janeiro, as novas instalações do posto de saúde de Sabóia.

Trata-se de uma das primeiras obras de requalificação financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a abrir as portas à população, melhorando significativamente as condições de atendimento dos utentes, refere o comunicado divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Com o apoio da Câmara Municipal de Odemira, foi feito um investimento de 456 744,74 euros para renovar o edifício onde no século passado funcionou um dispensário de tratamentos para a tuberculose.

Na inauguração, Ricardo Mestre sublinhou a importância desta requalificação, concluída em tempo recorde, e a centralidade do SNS na resposta à população, nomeadamente nas zonas mais remotas do país como é o caso desta freguesia no interior sul de Odemira.

“Através de um serviço público de saúde como o SNS conseguimos que todos, onde quer que estejamos, possam aceder à saúde com melhores condições. Só um serviço público com as características do nosso permite ter esta resposta em Sabóia”, afirmou o governante, concluindo que oferecer novas instalações aos utentes é também uma forma de “celebrar o SNS”.

Nesta unidade, que está aberta dois dias por semana, trabalham dois médicos, que garantem alternadamente resposta em Sabóia e em Santa Clara-a-Velha.

Até 2026, o PRR vai permitir financiar 124 novos centros de saúde e mais de 300 projetos de requalificação de unidades dos cuidados de saúde primários, reforçando os serviços de proximidade do SNS.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.