CHUSJ inaugura robot cirúrgico para potenciar resultados clínicos

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) realizou, no dia 30 de janeiro, a sua primeira cirurgia robótica. De acordo com a CHUSJ, a aquisição deste robô visa a melhoria de qualidade da atividade cirúrgica da instituição, estimando-se que este equipamento permita a realização de 846 cirurgias por ano.

“A implementação da cirurgia robótica vai permitir ao CHUSJ um significativo avanço na modernização da atividade cirúrgica, bem como assumir-se como um centro de referência na formação de novos cirurgiões e minimizar o risco de erro associado a qualquer intervenção cirúrgica pela uniformização dos procedimentos”, lê-se em comunicado divulgado pelo centro hospitalar.

Outra vantagem prende-se com a melhoria dos resultados alcançados por esta tipologia de intervenção, particularmente na doença oncológica, área em que o CHUSJ é centro de referência a nível nacional.

De acordo com diretora da Unidade Autónoma de Gestão de Cirurgia, Elisabete Barbosa, na perspetiva do profissional, algumas das vantagens da utilização deste equipamento são um maior conforto ergonómico, maior precisão de movimentos, melhor acesso a áreas anatómicas complexas, o que se traduz em maior complexidade e radicalidade cirúrgica.

Na perspetiva do utente, a cirurgia robótica traz uma recuperação mais rápida no pós-operatório, tanto física como funcional, menor tempo de hospitalização e menor necessidade de reintervenções.

“As vantagens da utilização deste equipamento terão um significativo impacto nos resultados clínicos associados a uma redução de custos devido à diminuição da estadia hospitalar, da necessidade de internamento em cuidados intensivos, da conversão para cirurgia aberta, das complicações, dos reinternamentos e da necessidade de transfusões de sangue”, referiu ainda o centro hospitalar.

O CHUSJ perspetiva uma evolução gradual da utilização do equipamento pelas diferentes especialidades cirúrgicas, começando pela Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral, abrangendo mais tarde a Cirurgia Torácica e Obesidade.