CHUSJ abre novas instalações de Serviço de Medicina Intensiva

A unidade funcional do piso 6 do Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi alvo de uma renovação estrutural significativa, tendo aberto no dia 14 de janeiro as novas instalações com a transferência dos doentes para esta área.

Trata-se da primeira fase de uma intervenção que levará, adicionalmente, à remodelação de uma área clínica já existente.

Com as novas instalações foi possível aumentar a capacidade instalada do serviço, em termos do número de camas com capacidade para acolher doentes de nível 3. No final da intervenção, o Serviço de Medicina Intensiva estará dotado de 68 camas, todas com capacidade de nível máximo de cuidados.

“Por outro lado, melhorou substancialmente a qualidade das áreas clínicas, aumentando a área de espaço físico ocupado por cada cama/doente, cumprindo as diretrizes internacionais sobre áreas recomendadas e maximizando a possibilidade de isolamento de doentes, pela criação de seis quartos de isolamento pressurizados, que serão dez no final da segunda fase da intervenção, e permitindo a modulação de pressão (positiva, negativa ou neutra) nos open-space assistenciais”, lê-se no comunicado divulgado pelo CHUSJ.

O aumento do número de quartos de isolamento reverso visa acolher doentes críticos com necessidades especiais, nomeadamente imunodeprimidos e doentes com infeções respiratórias (por exemplo, covid-19 e tuberculose), reduzindo o risco de transmissão e de aquisição de infeções hospitalares e aumentando a segurança do doente e de profissionais.