CHUP cria aplicação móvel para tratar doença arterial periférica

O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) desenvolveu uma aplicação móvel para prevenir e tratar a doença arterial periférica, a ‘WalkingPad’, agora distinguida no “Prémio Saúde Sustentável”.

O Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do CHUP, em conjunto com outros parceiros, desenvolveu esta aplicação, acessível através de uma aplicação móvel complementada com uma plataforma na internet, que integra tecnologias móveis e sistemas de localização geográfica, permitindo criar e supervisionar um plano de exercício individualizado para cada doente, explicou.

Segundo o comunicado divulgado pelo hospital, os exercícios são em tudo semelhantes aos programas de reabilitação hospitalares.

“Neste sentido, promove uma medicina personalizada realizada na comunidade, através da educação e motivação do doente, com supervisão remota, sendo muito atrativo por ser feito no ambiente familiar do doente”, adiantou.

O projeto pretende aumentar a adesão dos doentes ao exercício físico, assim como a distância média percorrida sem dor, e o bem-estar físico e psicológico, sublinhou.

Esta nova estratégia terapêutica, que abrange os doentes deste hospital, tem “enorme potencial de replicabilidade, implementação e aplicabilidade” em todos os doentes com patologia cardiovascular e doença arterial periférica, frisou.

“A tecnologia ‘WalkingPad’ contribui para que o exercício passe a ser prescrito como uma ferramenta fundamental, não só na intervenção, mas também na prevenção da doença física e/ou mental”, vincou.

A médica responsável pela implementação da nova tecnologia nos doentes do Hospital de Santo António, Ivone Silva, salientou, citada no comunicado, que é necessário melhorar a aposta na prevenção da progressão da doença arterial periférica, investindo em programas de reabilitação.

“A grande vantagem do ‘WalkingPad’ face a outros programas é a de ser um programa participativo de exercícios atrativos por serem feitos num ambiente familiar, personalizados, eficazes, de baixo custo e risco, superior ao realizado a nível hospitalar”, acrescentou.

A aplicação móvel ‘WalkingPad’ venceu na categoria “Promoção da Saúde e Prevenção da Doença”, na iniciativa “Prémio Saúde Sustentável”.

A doença arterial periférica é caracterizada por uma deficiência do fluxo sanguíneo para as artérias das pernas devido à doença aterosclerótica, cuja principal consequência é a presença de sinais e sintomas característicos de falta de sangue.