CHL cria novas valências na consulta externa da Pediatria

O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai ter novas valências na consulta externa e vai garantir um alargamento do Hospital de Dia Pediátrico, com o crescimento de subespecialidades, num investimento superior a meio milhão de euros.

“Esta é a primeira alteração estrutural da Pediatria desde a abertura do Hospital de Santo André – Leiria (integrado no CHL) em 1995”», disse à agência Lusa o presidente do Conselho de Administração, Licínio de Carvalho, ao referir que a empreitada resulta de um investimento total de cerca de 665 mil euros, “que inclui o custo de cerca de 590 mil euros em obras e cerca de 73 mil euros em equipamentos”.

A diretora do serviço de Pediatria, Lina Winckler, acrescentou que, “sendo o espaço maior do que aquele que está disponível até este momento, irá permitir a criação de novas valências na Consulta Externa, um alargamento do Hospital de Dia Pediátrico e o crescimento das áreas relativas ao Desenvolvimento e Neuropediatria”.

A remodelação, que deverá estar concluída em setembro, contempla a “construção de um novo espaço de ambulatório, com a conversão da área de pais/familiares e parte da enfermaria”, informou Licínio de Carvalho.

Resposta pediátrica

O objetivo será concentrar num único espaço parte da resposta pediátrica, cujo serviço se situa no piso 1 da Torre Poente no Hospital de Santo André – Leiria, onde estão as enfermarias de Pediatria e a Unidade de Cuidados Especiais Pediátricos.

A empreitada de reorganização estrutural do Serviço de Pediatria, que teve início a 14 de dezembro de 2020, “resultará na disponibilização de 18 gabinetes médicos, sala de pessoal, três salas de enfermagem, uma sala de registos, sujos e limpos, espaço para resíduos, quatro arrumos, uma sala de espera, três quartos de pais, uma zona infantil, secretaria e instalações sanitárias”.

“Este novo espaço, além de uma maior proximidade com os profissionais da área da Pediatria que trabalham nos outros setores, junta também num mesmo piso a maioria dos setores de cuidados à criança”, destacou Lina Winckler.