Centros clínicos do Norte investem 2,3 ME em projeto de digitalização

Três centros clínicos académicos de Braga e do Porto vão investir mais de 2,3 milhões de euros num projeto de digitalização da sua investigação clínica.

O objetivo é “pôr a região no mapa europeu e mundial” da investigação clínica, adiantou o diretor do Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), e promotor do projeto, Nuno Sousa, em declarações à agência Lusa.

“O projeto vai-nos permitir que haja maior colaboração das infraestruturas que fazem investigação clínica no norte de Portugal. A investigação clínica não acompanhou o crescimento da investigação biomédica fundamental, que cresceu muito nas duas últimas décadas e meia, enquanto a clínica teve um crescimento muito menos acentuado”, referiu.

Segundo Nuno Sousa, o projeto vai levar à constituição de uma plataforma digital, que “ajudará a criar a massa crítica necessária para pôr a região no mapa europeu e internacional”.

Denominado ‘CR-digital: Digitalizar a investigação clínica no Norte de Portugal’, o projeto junta ainda a Universidade do Porto – envolvendo a Faculdade de Medicina e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – e o Centro Hospitalar do Porto.

O investimento total ascende a mais de 2,3 milhões de euros, sendo comparticipado pelo FEDER em dois milhões. O projeto vai ser desenvolvido até finais de 2022.

Nuno Sousa explicou que vai ser criada uma plataforma digital para gerir os estudos clínicos e fazer o arquivo digital dos dados. Será também criada uma unidade que permita fazer as análises avançadas dos dados geridos pelos estudos clínicos.

O projeto inclui ainda outras instituições prestadoras de cuidados de saúde no domínio da investigação clínica, como é o caso do Instituto Português de Oncologia do Porto.

O 2CA-Braga é uma parceria entre o Hospital de Braga e a Universidade do Minho, através da Escola de Medicina e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde.