90% da faturação do Hospital de Braga é eletrónica

Fotografia: Hospital de Braga

Noventa por cento das faturas emitidas em 2023 pelos fornecedores do Hospital de Braga foram comunicadas em formato eletrónico. Entre 2022 e 2023, o hospital registou um aumento de 22 por cento no número de faturas recebidas de forma eletrónica.

O processo de implementação arrancou em 2020 e, desde 2021, “o Hospital de Braga encontra-se preparado para receber faturas, eletronicamente, dos seus fornecedores, ano em que foi realizado um processo de comunicação massivo junto de todos os fornecedores dando nota da obrigatoriedade legal de adesão à Faturação Eletrónica”, explicou o coordenador do Serviço de Gestão Financeira do Hospital de Braga, Pedro Costa.

De acordo com o hospital, a Faturação Eletrónica tem um impacto muito significativo no processo de desmaterialização documental, em total alinhamento com a política em vigor no Hospital de Braga.

“A integração da plataforma de Faturação Eletrónica com a aplicação de gestão tem contribuído para a reorganização e modernização do processo de contas a pagar, promovendo uma gestão mais eficiente do arquivo em tempo e espaço, garantindo um controlo total sobre as comunicações efetuadas entre as entidades, e reduzindo os custos com os encargos administrativos associados à receção, impressão e arquivo de faturas”, referiu o hospital em comunicado enviado à redação.

Segundo a mesma entidade, os fornecedores beneficiam igualmente da eficiência do processo de Faturação Eletrónica no ciclo da receita, garantindo a execução do processo com maior qualidade, em menor tempo e de forma mais segura com impacto direto no prazo médio de recebimentos das empresas que fornecem o Hospital de Braga.

“A adesão à Faturação Eletrónica deve ser encarada pelos parceiros do Hospital de Braga como uma oportunidade para elevar a competitividade das empresas e um importante contributo para a sustentabilidade ambiental”, disse Pedro Costa, citado no comunicado.

“Mais importante do que centrar a atuação no plano legal, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde devem ser parte ativa no desenvolvimento de um ecossistema de transição digital, apoiando, incentivando e participando em ações de sensibilização, formação e partilha de experiências, que permitam promover as virtudes deste processo de transição”, acrescentou.

O recente adiamento da obrigatoriedade de adesão de pequenas e médias empresas à Faturação Eletrónica para 1 de janeiro de 2025 “não deverá ser impeditivo de se continuar a promover a adesão junto dos fornecedores do Hospital de Braga”, concluiu o coordenador financeiro do Hospital de Braga.

A implementação da Faturação Eletrónica na Administração Pública decorre da Diretiva Comunitária 2014/55 da União Europeia, que determina que todas as Administrações Públicas europeias devem poder aceitar faturas em formato eletrónico dos seus fornecedores.