Vila Pouca de Aguiar vai ter Unidade de Cuidados de Convalescença

Fotografia: Município de Vila Pouca de Aguiar

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Município de Vila Pouca de Aguiar assinaram, a 6 de setembro, o contrato que permite a utilização do edifício anteriormente destinado aos Cuidados Paliativos para a nova Unidade de Cuidados de Convalescença.

Esta iniciativa tem associado um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pelo Município de Vila Pouca de Aguiar e pela ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A nova Unidade de Cuidados de Convalescença contará com 20 camas e estará operacional em 2025.

Trata-se de uma unidade de internamento, independente, integrada numa unidade hospitalar de agudos, que tem o objetivo de prestar tratamento e supervisão clínica, continuada e intensiva, e para cuidados clínicos de reabilitação, na sequência de internamento hospitalar originado por situação clínica aguda.

Tem como finalidades a estabilização clínica e funcional, a avaliação e reabilitação integral da pessoa com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável e que não necessita de cuidados hospitalares de agudos.

A Unidade de Cuidados de Convalescença destina-se a internamentos com previsibilidade até 30 dias consecutivos por cada admissão.

Este projeto não só recupera e revitaliza um espaço subutilizado, mas também responde à crescente procura por cuidados médicos especializados na região, especialmente para doentes em fase de convalescença, que requerem cuidados de saúde permanentes, que tanta carência têm na região e no país”, referiu a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro em comunicado divulgado.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.