USF Lavradio certificada pela Direção-Geral da Saúde
- 21 junho 2024, sexta-feira
- Gestão

Fotografia: ULSAR
A Unidade de Saúde Familiar (USF) do Lavradio, da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), foi acreditada em maio pela Direção-Geral de Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde.
“O ato de ser acreditado tem uma importância relativa, mas nessa relatividade ela é completa e incremental. É relativa, porque de forma alguma substitui ou delimita outras dimensões complexas à prática da medicina geral e familiar, como a sua intersectoralidade e o seu carácter intermodal”, destacou o coordenador da USF Lavradio, Tiago Alves Pacheco.
De acordo com a USF Lavradio, em 2023 foram realizadas mais de 66 mil consultas médicas, perto de 28 mil consultas de enfermagem e cerca de mil atendimentos domiciliários. Esta atividade foi efetuada por uma equipa multidisciplinar composta por 35 profissionais: dez médicos, oito internos, dez enfermeiros e sete assistentes técnicos.
“Quer-se a acreditação, pois os eixos estratégicos que propõe permitem aos profissionais construírem procedimentos transversais que, em última instância, garantam a segurança do doente. Segurança essa que, a bem do rigor, não se cinge ao espaço físico da USF propriamente dita, mas começa com procedimentos que têm em conta o contexto do doente nas suas dimensões habitacionais, sociais e familiares”, frisou um dos médicos da USF Lavradio, André Seixo.
“O trabalho conjunto e solidário de toda a equipa fará com que este bom desempenho perdure e evolua de forma ainda mais positiva”, assegurou Tiago Alves Pacheco.
Outros artigos que lhe podem interessar