Unidade da Obesidade do CUF Santarém obtém acreditação europeia

Fotografia: CUF

A European Association for the Study of Obesity (EASO) reconheceu recentemente a Unidade da Obesidade do Hospital CUF Santarém pela qualidade dos cuidados de saúde prestados a pessoas com obesidade.

“Esta acreditação atesta que a unidade segue as mais recentes orientações académicas definidas a nível europeu e abre portas para a colaboração em estudos internacionais na área da obesidade”, refere a CUF em comunicado enviado à redação.

Com a distinção da EASO, a Unidade da Obesidade do Hospital CUF Santarém passa a fazer parte de um restrito número de entidades acreditadas, tendo agora a oportunidade de integrar estudos com o objetivo de desenvolver orientações transversais para toda a Europa, em matéria de obesidade.

Para a coordenadora da Unidade da Obesidade do Hospital CUF Santarém, Sónia Gonçalves, “a obesidade é um preocupante problema de saúde pública. Hoje, cerca de 68 por cento dos portugueses têm excesso de peso e 29 por cento têm obesidade, números que continuarão a aumentar nos próximos anos”

“Sendo esta uma doença associada a complicações tão graves como cancro, diabetes, doenças respiratórias, cardiovasculares, musculoesqueléticas, gastrointestinais, renais, depressão e demência, é fundamental não a desvalorizar e prestar o devido apoio aos doentes”, acrescentou a coordenadora.

A Unidade de Obesidade do Hospital CUF Santarém dispõe de uma equipa multidisciplinar, com profissionais de diferentes áreas e especialidades envolvidas na avaliação, tratamento e acompanhamento das pessoas com obesidade – entre as quais Gastrenterologia, Medicina Interna, Cardiologia, Pneumologia, Nutrição, Psicologia, Medicina Física e Reabilitação, Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica e Reconstrutiva – com o objetivo de prestar um acompanhamento individualizado e personalizado às características de cada doente.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.