ULSTMAD cria Unidade de Hipertensão Arterial e Risco Vascular

Fotografia: ULSTMAD

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) criou uma Unidade de Hipertensão Arterial e Risco Vascular com o objetivo de melhorar a gestão e o tratamento de doentes com doenças cardiovasculares.

Em Portugal, o estudo Portuguese Hypertension and Salt Study, realizado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, revelou uma prevalência de hipertensão arterial (HTA) de 42,2 por cento.

Além disso, apenas 74,9 por cento dos doentes se encontrarem tratados e 42,6 por cento dos mesmos se encontram com valores controlados. Embora não existam dados específicos para Trás-os-Montes e Alto Douro, a ULSTMAD presume que estes números não se desviem significativamente dos valores nacionais.

Consciente desta situação, a ULSTMAD criou uma unidade dedicada com uma equipa especializada para enfrentar o problema. Segundo o diretor do serviço de Medicina Interna da ULSTMAD, Fernando Salvador, a unidade tem como objetivo “melhorar a gestão e tratamento da população, prevenindo o desenvolvimento de lesões de órgão alvo e eventos vasculares”.

A nova unidade operará em várias frentes, incluindo consultas externas, hospital de dia, reuniões multidisciplinares, formação de internos e desenvolvimento de projetos de investigação.

De acordo com o coordenador do projeto, Telmo Coelho, a unidade focar-se-á na “avaliação protocolada e sistematizada de doentes com HTA grave não controlada, suspeita de HTA secundária e seguimento de doentes com muito alto risco vascular”. Adicionalmente, a unidade investigará e tratará causas de HTA secundária, seguirá doentes com dislipidemia não controlada e atuará na prevenção e tratamento de lesões de órgão alvo.

No hospital de dia, a unidade realizará provas hormonais, consultas de reavaliação precoce após episódios de urgência e colocará monitorização ambulatória da pressão arterial. Para garantir uma abordagem abrangente, a unidade promoverá reuniões mensais multidisciplinares com os serviços de Endocrinologia, Cirurgia Vascular e Cardiologia.

Em termos de investigação, a unidade pretende criar uma base de dados com informações clínicas e meios complementares de diagnóstico de todos os doentes seguidos, incentivando a participação em estudos e ensaios clínicos internacionais.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.