ULSTMAD aumenta atividade hospitalar e recupera cirurgias oncológicas
- 22 agosto 2024, quinta-feira
- Gestão

Fotografia: ULS de Trás-os-Montes
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Trás-os-Montes e Alto Douro registou uma melhoria significativa nos seus indicadores assistenciais em comparação com o mesmo período do ano anterior.
No âmbito do Plano de Emergência na Saúde, a ULS de Trás-os-Montes conseguiu recuperar as listas de espera para cirurgia oncológica, assegurando “uma resposta mais rápida e eficiente para os pacientes com necessidades urgentes”, referiu a unidade em comunicado divulgado.
Segundo os dados da ULS de Trás-os-Montes, em julho de 2023 observou-se um aumento em várias linhas de produção assistencial: mais 5 706 consultas (mais 2,6 por cento), mais 596 cirurgias (mais 5,5 por cento) e mais 3 704 sessões de hospital de dia (mais 9,6 por cento), em comparação com o período homólogo. Houve também um acréscimo de 36 partos em relação ao ano anterior.
Num horizonte de 12 meses – de julho de 2023 a junho de 2024 –, a ULS de Trás-os-Montes registou um aumento de 1,0 por cento no número total de consultas, alcançando 365 765.
No mesmo período foram realizadas 19 263 cirurgias, o que representa um crescimento de 10,5 por cento, com um aumento de 4,4 por cento na cirurgia convencional e 15,5 por cento na cirurgia de ambulatório.
No Hospital de Dia, a atividade cresceu 8,5 por cento, destacando-se as sessões de hemodiálise, que aumentaram 16,4 por cento, e as sessões de oncologia, com um crescimento de 4,5 por cento.
Para a ULS de Trás-os-Montes, estes resultados refletem a qualidade, vontade, colaboração e dedicação dos profissionais, que diariamente contribuem para cumprir a missão de prestar cuidados de saúde de excelência e direcionados às necessidades da população.
Outros artigos que lhe podem interessar