ULS Braga evita 2500 idas à Urgência no primeiro ano da Clínica de Ambulatório de Medicina Interna

  • 28 novembro 2025, sexta-feira
  • Gestão

A Unidade Local de Saúde evitou cerca de 2500 idas ao Serviço de Urgência no primeiro ano de funcionamento da Clínica de Ambulatório de Medicina Interna (CAMI). Desde a sua criação, esta resposta diferenciada tem permitido resolver situações clínicas agudas em doentes com patologia médica de base, idealmente sem necessidade de recurso à urgência hospitalar

Ao longo do último ano, a CAMI realizou 548 primeiras consultas, 1952 segundas consultas e 486 sessões no Hospital de Dia. Através deste modelo, os utentes são avaliados em tempo útil por médicos e enfermeiros, permitindo a estabilização clínica e, sempre que possível, evitando o internamento.

A Clínica de Ambulatório de Medicina Interna foi criada com o objetivo de dar resposta às necessidades agudas dos utentes seguidos em consulta externa e às referenciações provenientes dos cuidados de saúde primários, garantindo uma avaliação médica rápida e uma decisão clínica adequada. O circuito de referenciação é simples e direto: os profissionais dos cuidados primários contactam a equipa da CAMI, podendo o utente ser observado no prazo de 24 a 72 horas.

A funcionar todos os dias úteis, entre as 08h30 e as 17h00, a CAMI conta com uma equipa multidisciplinar dedicada, constituída por médicos internistas. Enfermeiros e técnicos auxiliares de saúde. O modelo tem contribuído para uma gestão mais eficiente dos recursos hospitalares e para o reforço da continuidade e humanização dos cuidados, aproximando o acompanhamento hospitalar da realidade dos cuidados de proximidade, afirma a unidade de saúde em comunicado.

“A criação da CAMI representou um passo importante na reorganização da resposta assistencial da Medicina Interna, promovendo maior proximidade entre os diferentes níveis de cuidados e evitando deslocações desnecessárias às urgências. Os resultados alcançados neste primeiro ano comprovam a eficácia do modelo – mais de 2500 episódios foram resolvidos em ambulatório, traduzindo-se em ganhos evidentes de acessibilidade, rapidez de resposta e qualidade assistencial, com benefícios diretos para os utentes e para o sistema de saúde”, enaltece Aldara Braga, Diretora Clínica da ULS Braga, citada no comunicado.

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