USF SALUS inicia projeto piloto de Sistema de Atendimento

Fotografia: maslme_Pixabay

A Unidade de Saúde Familiar SALUS, situada em Évora e integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) do Alentejo Central, lançou um projeto-piloto de atendimento automático aos utentes: o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (S.A.R.A.).

Este sistema foi criado para facilitar o acesso dos utentes aos serviços de saúde, diminuindo o tempo de espera no atendimento e agilizando o registo de necessidades dos utentes.

Ao ligar para a Unidade de Saúde Familiar, os utentes serão atendidos por um serviço de Resposta de Voz Interativa, que oferece diversas opções, incluindo o agendamento de consultas para o dia, agendamento de consultas para datas futuras e a renovação de receitas. Após selecionar a opção desejada, o sistema regista o contato telefónico do utente, e um profissional de saúde retorna a ligação para atender à solicitação. O S.A.R.A. não realiza atendimentos pessoais.

O diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários, Nuno Jacinto, destacou os benefícios do novo sistema: “o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil aumenta a eficiência do atendimento telefónico, pois reduz a carga de trabalho dos profissionais, permite organizar melhor esta resposta, evita esperas desnecessárias e garante que todos os contactos serão tratados em tempo útil. Este sistema, que há muito era esperado, aumenta a satisfação de profissionais e utentes e contribui de forma decisiva para uma melhoria dos cuidados de saúde prestados”.

Desenvolvido pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, na componente da Transição Digital na Saúde, o S.A.R.A. já foi implementado em cerca de 600 unidades dos Cuidados de Saúde Primários em todo o país.

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