ULS do Nordeste vai reduzir consumo de papel
- 01 julho 2019, segunda-feira
- Gestão

A Unidade Local de Saúde do Nordeste vai apostar na Transformação Digital, reduzindo o consumo de papel nos seus serviços.
A iniciativa surge na sequência de um desafio lançado pelo presidente dos SPMS quando de uma visita à unidade hospitalar, e vai ser passado à prática pela Comissão Local de Informatização Clínica.
A ideia é desmaterializar registos, processos clínicos e iniciativas programadas, o que pressupõe mudança de formas de trabalho.
A visita serviu ainda de oportunidade para identificar a possibilidade de avançar com novos projetos na área da telessaúde, como a teleconsulta. neste contexto, foi realizada, com sucesso, uma teleconsulta entre os Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente o Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, e os Cuidados Hospitalares, que avaliaram um adolescente em conjunto.
Já a 19 de julho, entrará em funcionamento nesta unidade a nova versão do programa informático SONHO (Sistema Administrativo para os Cuidados de Saúde Primários), que se pretende venha a representar uma mais-valia na gestão assistencial. O programa visa cobrir necessidades administrativas relativas a este nível de cuidados, verificada a obsolescência da ferramenta SINUS - Sistema de Informação Nacional dos Cuidados de Saúde Primários. Acresce que o SONHO permite um alinhamento entre cuidados de saúde primários e hospitalares, importante no contexto das Unidades Locais de Saúde.
Integrada na Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde, a iniciativa «SNS Sem Papel» assenta nos princípios da simplificação, empoderamento e responsabilização do cidadão, tendo como finalidade a eliminação do papel nas instituições de saúde até 2020.
Outros artigos que lhe podem interessar