ULS do Nordeste com nova técnica em cirurgia de Ginecologia

  • 17 junho 2024, segunda-feira
  • Gestão

Fotografia: ULS do Nordeste

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste realizou pela primeira vez, no Bloco Operatório da Unidade Hospitalar de Bragança, uma histerectomia total com anexectomia bilateral por via laparoscópica.

Trata-se de uma cirurgia da especialidade clínica de Ginecologia, a qual passa, a partir de agora, a ser realizada nesta ULS com uma técnica minimamente invasiva, com várias mais-valias para as doentes.

De acordo com a ULS do Nordeste, a histerectomia total com anexectomia bilateral laparoscópica resulta em menos incisões, redução das perdas hemáticas (sanguíneas), diminuição do tempo cirúrgico e permite uma deambulação (caminhar) precoce, reduzindo assim o risco de complicações tromboembólicas.

“As doentes também beneficiam de menos dor no pós-operatório, melhores resultados estéticos, alta hospitalar mais precoce e um retorno mais rápido à atividade laboral e social, resultando numa maior satisfação geral”, acrescentou a ULS do Nordeste em comunicado.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.