ULS de Lisboa Ocidental assinala 10 anos do Hospital das Artes
Fotografia: ULS de Lisboa Ocidental
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Lisboa Ocidental celebrou, no dia 24 de julho, o décimo aniversário do Hospital das Artes.
A cerimónia no Hospital de São Francisco Xavier incluiu a inauguração do primeiro mural do projeto Marinheiros da Esperança, focado na humanização dos cuidados de saúde, arte e sensibilização para a proteção dos oceanos.
O evento contou com a presença de várias personalidades, como o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, o coordenador da Comissão para a Humanização dos Cuidados de Saúde no SNS, Fernando Regateiro, o fundador do Hospital das Artes, Luís Campos, o diretor do MAAT, João Pinharanda, e o presidente do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, Luís Pinheiro de Menezes.
Durante a sessão, Luís Campos destacou os benefícios da arte no ambiente hospitalar, mencionando que “a música no recobro diminui a toma de analgésicos”.
A celebração incluiu também uma atuação musical de um coro formado por profissionais da ULS de Lisboa Ocidental e a inauguração do mural Marinheiros da Esperança criado pelo ilustrador Jaime Ferraz, junto à ala pediátrica.
Fernando Regateiro encerrou a sessão, parabenizando a ULS de Lisboa Ocidental pelo projeto e afirmando que a humanização dos cuidados de saúde é essencial para a qualidade e sustentabilidade do SNS.
“Olhando para este painel vejo a esperança. A esperança não só dos pacientes, mas a esperança também de quem trata dos pacientes, que é tão importante como a esperança dos pacientes. É um grupo que faz uma obra maravilhosa todos os dias, de forma anónima, e não me canso de me espantar com o facto de essas coisas acontecerem todos os dias e ninguém saber”, afirmou Gouveia e Melo.
Outros artigos que lhe podem interessar