ULS da Lezíria realizou mais cirurgias ao cancro de mama em 2023
- 12 abril 2024, sexta-feira
- Gestão

Fotografia: ULS da Lezíria
A Unidade de Patologia Mamária da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria realizou 215 cirurgias para tratamento do cancro da mama durante o ano de 2023, período onde foram realizadas mais de 500 primeiras consultas, resultando no diagnóstico de mais de 200 novos casos de cancro de mama.
Em comunicado, a ULS refere que “o aumento significativo do número de casos de cancro de mama em mulheres com menos de 40 anos é notável, especialmente se se tiver em consideração que muitas delas apresentam alterações genéticas”.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Patologia Mamária, Madalena Nogueira, em 2023, 60 por cento das cirurgias realizadas ao cancro da mama foram conservadoras, constituindo-se como objetivo em 2024 atingir os 70 por cento.
A Unidade tem sido pioneira em diversas áreas, destacando-se na implementação do modelo “One Day Surgery” no tratamento cirúrgico do cancro da mama. Neste modelo as doentes são submetidas a cirurgia, conservadora ou radical, e têm alta no mesmo dia da intervenção ou antes de completarem 24 horas pós cirúrgicas.
Para breve, a ULS prevê a implementação de dispositivos com tecnologia radar que irão permitir “a localização de tumores não palpáveis e a marcação dos gânglios axilares”, lê-se no comunicado.
Em 2022, a Breast Centres Network, que agrega uma rede internacional de centros clínicos dedicados exclusivamente ao diagnóstico e ao tratamento do cancro da mama, certificou, novamente, a Unidade de Patologia Mamária.
Outros artigos que lhe podem interessar