ULS Gaia e Espinho cria ferramenta para diagnóstico de situação de saúde

Fotografia: ULS Gaia e Espinho_Facebook

O Grupo de Planeamento da Unidade de Saúde Pública (USP) da Unidade Local de Saúde (ULS) Gaia e Espinho, em colaboração com o Serviço de Planeamento, Controlo e Gestão da ULS Gaia e Espinho, desenvolveu uma ferramenta de business intelligence (Diagnóstico de Situação de Saúde) que permite diagnosticar e monitorizar a saúde da população abrangida pela ULS Gaia e Espinho.

A ferramenta desenvolvida permite, de acordo com o responsável da Equipa de Planeamento da USP da ULS Gaia e Espinho, Hugo Monteiro, “analisar, de forma interativa e atualizada, uma multiplicidade de dados extraídos de diversas fontes com diversos indicadores demográficos, socioeconómicos, ambientais e de saúde da população abrangida pela ULS Gaia e Espinho”.

Os dados extraídos são depois “armazenados num repositório de dados numa plataforma da USP (SharePoint), permitindo a sua ligação direta à ferramenta Power BI. A integração e tratamento dos dados do portal da transparência do SNS têm atualização automática através de uma API (Interface de programação de aplicações)”, acrescentou o responsável em comunicado divulgado.

O relatório gerado pela ferramenta permitirá, de acordo com a USP da ULS Gaia e Espinho, “definir os problemas prioritários da instituição, em conjunto com o Serviço de Planeamento, Controlo e Gestão, assim como dos parceiros da comunidade, num processo que culmina com a realização do Plano Local de Saúde, instrumento estratégico para a organização dos serviços e alocação de recursos para a obtenção de ganhos em saúde”.

O facto de o relatório ser facilmente atualizável, assim como por compilar dados dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares, “permitirá monitorizar a implementação do Plano Local de Saúde, bem como as atividades assistenciais da ULS Gaia e Espinho, de forma mais diligente, permitindo ajustamentos, sempre que necessários”, refere ainda o comunicado da ULS Gaia e Espinho.

O desenvolvimento desta ferramenta, cujos relatórios públicos podem ser consultados aqui, foi ainda alvo de uma Menção Honrosa no quarto Congresso da Unidade de Saúde Pública Baixo Vouga, que se realizou de 20 a 22 de maio, em Albergaria-a-Velha.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.