ULS de Coimbra avança com plano de telemedicina
- 24 maio 2024, sexta-feira
- Gestão

Fotografia: Pressfoto_Freepik
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra anunciou a implementação de plano de telemedicina para os municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, na região norte do distrito de Leiria.
O presidente do conselho de administração da ULS, Alexandre Lourenço, revelou que a estratégia de telemedicina está em fase de desenvolvimento e espera-se que um plano para o território seja delineado em 90 dias.
Este projeto não visa apenas facilitar o acesso a serviços de saúde essenciais, mas também procura solucionar a carência de médicos de família nestas regiões.
Segundo Alexandre Lourenço, na reunião, na qual se debateram os investimentos a nível dos fundos estruturais e a sua implementação nestes concelhos, também foi abordada “a questão de um protocolo de colaboração de incentivos, para atrair médicos para este território”.
“É um trabalho que estamos a fazer em conjunto e eu espero que já até ao final do mês consigamos apresentar publicamente este plano de incentivos para atração de médicos”, adiantou Alexandre Lourenço.
O presidente da ULS acrescentou que outro dos objetivos passa por “estabelecer parcerias com o setor social que venham a suprir necessidades” identificadas, nomeadamente de médicos de família e “na realização de meios complementares de diagnóstico em proximidade”.
“Estamos a adicionar ao que temos planeado, de acesso a médicos de família, de acesso a meios complementares de diagnóstico, novos serviços para a população, nomeadamente acompanhamento de doentes crónicos à distância, através da monitorização de sinais vitais”, esclareceu.
Dessa forma, evita-se que “os doentes tenham de se deslocar aos hospitais em Coimbra e possam realizar os seus exames o mais depressa possível e mesmo ter acesso a algumas especialidades médicas o mais próximo possível das suas residências, dando-lhes conforto e permitindo melhor qualidade de cuidados”, realçou ainda Alexandre Lourenço.
Outros artigos que lhe podem interessar