Primeiro procedimento cirúrgico robótico em Braga

FOTO: sasint / pixabay
A ULS de Braga adquiriu o sistema robótico DaVinci, com o qual realizou, esta semana, duas prostatectomias radicais assistidas por robô, focadas no tratamento de homens com cancro da próstata
O sistema robótico DaVinci é composto por quatro braços giratórios e elevatórios e pinças de alta precisão e flexibilidade, e permite uma abordagem cirúrgica segura e minimamente invasiva. Controlado por um cirurgião através de movimentos manuais e pedais, o robô proporciona uma visualização detalhada do campo operatório.
“Este avanço tecnológico facilita a preservação da continência urinária e da função erétil em doentes submetidos a prostatectomia radical, aspetos cruciais para a qualidade de vida dos pacientes após a cirurgia. A aquisição deste robô cirúrgico e a realização destas cirurgias são o culminar de um esforço de quatro anos para a aquisição do Sistema Robótico mais avançado do Mundo pela ULS de Braga”, afirma Emanuel Carvalho Dias, Médico Urologista da ULS Braga, citado em comunicado da instituição.
A chegada do robô cirúrgico insere-se numa estratégia mais ampla de atualização das infraestruturas tecnológicas da ULS Braga, que recentemente investiu em dois angiógrafos, duas ressonâncias magnéticas e uma TAC, num investimento global de 9 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Outros artigos que lhe podem interessar