ULS Braga realizou as II Jornadas da Medicina Intensiva
- 04 dezembro 2024, quarta-feira
- Gestão

DR
Foi no dia 29 de novembro que se realizaram as II Jornadas da Medicina Intensiva - Infeção, dinamizadas pelo Serviço de Medicina Intensiva, no Auditório 1 do Hospital de Braga.
As Jornadas contaram com a presença de inúmeros especialistas de renome nacional e internacional e oradores prestigiados como o Dr. Paulo Mergulhão, Presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, o Prof. Dr. António Sarmento, o Prof. Dr. José Artur Paiva e o Prof. Dr. Filipe Froes, figuras incontornáveis da Medicina Intensiva em Portugal.
A Unidade Local de Saúde de Braga organizou este evento com o objetivo de debater temas críticos nos Cuidados Intensivos, com especial foco na incidência e o impacto das infeções em doentes internados.
Em comunicado de imprensa, Pedro Silveira, Diretor do Serviço de Medicina Intensiva da ULS Braga destacou a importância deste tipo de eventos: “As estratégias de abordagem da infeção na UCI estão em constante atualização, quer em relação ao diagnóstico, quer ao tratamento. Estas Jornadas são um momento fundamental para manter as equipas informadas para os desafios presentes e futuros”.
Para além do tema principal, as II Jornadas da Medicina Intensiva abordaram diversos temas, entre eles: a elevada vulnerabilidade a infeções dos doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) a infeções, frequentemente associadas ao uso de dispositivos invasivos e a estados de imunossupressão; o impacto significativo destas infeções na mortalidade, na duração dos internamentos e nos custos para o sistema de saúde e ainda a gestão dos antibióticos aliada à crescente preocupação com a resistência bacteriana.
Outros artigos que lhe podem interessar