ULS de Barcelos/Esposende implementa novo sistema de gestão hospitalar

Fotografia: ULSBE

A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE), em colaboração com a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e uma equipa multidisciplinar de projeto, implementou o novo sistema integrado de gestão hospitalar administrativa e clínica, SONHO V2, SClínico e Light.

De acordo com a ULSBE, a transição para o novo sistema envolveu uma série de medidas de segurança, visando minimizar o impacto da evolução aplicacional. Estas medidas incluíram o levantamento de processos funcionais, a reengenharia de processos, as parametrizações funcionais e a revisão do Plano de Contingência. Além disso, foi ministrada formação abrangente aos vários níveis de profissionais da ULSBE para garantir a adaptação eficaz ao novo sistema.

O SONHO V2 traz uma série de novas funcionalidades e melhorias tecnológicas, tal como a otimização da gestão de agendas, a evolução funcional dos módulos de Urgência, Consulta, Hospital de Dia (HDI) e Bloco Operatório, e a melhoria do conceito de secretariado e locais de urgência.

“Estas mudanças prometem melhorias significativas ao nível do sistema e do desempenho operacional, permitindo a criação de mapas diários e estatísticos de atividade e uma visão completa (360º) do histórico do utente”, referiu a ULSBE em comunicado divulgado.

O responsável do Serviço de Gestão de Sistemas da Informação da ULSBE, Jorge Amorim, disse que o sistema anterior esteve em vigor por 28 anos. “A implementação do SONHO V2 trouxe uma evolução tecnológica essencial, aprimorando a segurança dos sistemas, aumentando a performance no acesso à informação e melhorando significativamente o desempenho do utilizador”, considerou.

A implementação do SONHO V2 representa um passo importante na modernização dos serviços de saúde da ULSBE, reafirmando o compromisso da instituição com a inovação e a excelência no atendimento aos utentes.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.