Tecnologia, Criatividade e Execução na obra hospitalar

Um hospital moderno tem de estar em constante mudança para se manter a par das tecnologias mais avançadas, que permitem ajudar no diagnóstico e tratamento cada vez mais adequados e personalizados à situação de cada paciente. A complexidade de manter um hospital atualizado - desde as práticas hospitalares à instalação de equipamento com tecnologia de ponta -, pode ser altamente desafiante. E um dos principais desafios (e dificuldades) encontrados pelas instituições, é a atualização através da instalação de equipamento novo, sem interferência na qualidade do atendimento prestado em fase de obra. Por isso, as obras devem ser planeadas antecipadamente para que o hospital funcione normalmente e sem que nenhuma atividade seja interrompida durante este período, mantendo o workflow clínico dos seus serviços. 

Acima de tudo, um hospital requer níveis de higiene, qualidade e segurança extremamente elevados e o planeamento consciente é de grande importância para o cumprimento dos prazos e regras. Para além disso, o lado humano do projeto também deve ser tido em consideração. Um hospital é feito de pessoas, para pessoas: o bem-estar e privacidade dos pacientes deve ser uma prioridade, bem como o baixo nível de ruído e a segurança nas intervenções. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº97 jan/fev 2020

Miguel Ferreira, arquiteto

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.