Sistemas de Inteligência Artificial na Saúde
- 31 outubro 2023, terça-feira
- Gestão

Fotografia: Pixabay
(...) É do conhecimento de todos o debate público onde se pede legislação que regule o desenvolvimento de sistemas de IA, e que mitigue os potenciais problemas éticos que podem surgir. Mas mais uma vez, a tecnologia vai muito à frente da sua regulamentação.
Do ponto de vista do negócio, A aplicação de sistemas de IA na área da saúde é relevante. Prevê-se um crescimento muito acentuado nos próximos anos: de cerca de 14 mil milhões de euros em 2023 para mais de 100 mil milhões de euros em 2028.
A lista de benefícios que a IA irá ter no desenvolvimento da medicina é quase infinita. Num país pobre e sem recursos:
- Quantos doentes poderão ser tratados/diagnosticados por um sistema que trabalha 24 horas por dia, 365 dias por ano, e que ainda:
- Melhora a precisão do diagnóstico e apoia os prestadores de saúde na definição do melhor tratamento;
- Melhora o controle que cada um de nós tem sobre a sua própria saúde;
- Pode contribuir para o desenvolvimento muito mais rápido de novos fármacos;
- Etc...
- Etc...
Riscos
Assim, é inevitável a utilização destes sistemas na área da saúde. Mas a que preço? A tecnologia é neutra, mas a sua utilização desadequada pode ter efeitos perversos e não isentos de riscos. (...)
Por Manuel Eugénio, eng. eletrotécnico; experiência na indústria médica e, desde 1985, em tecnologia de imagem médica, tendo desempenhado funções de gestão desde 1991
Artigo completo na TecnoHospital nº119, set/out 2023, dedicada ao tema 'Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte II'
Outros artigos que lhe podem interessar