Sistema IT Médico, Blocos Operatórios e Similares - Legislação / Conceção e Avaliação no Âmbito da Segurança Hospitalar

(...)

Existem depois diferentes normativas internacionais IEC (e.g. IEC 60634-7-710:2021; IEC 61557-8; IEC 61557-9; IEC 61558-2-15), revistas e publicadas mais recentemente e que, na origem, serviram de base às nossas regras nacionais, que poderão ser seguidas no projeto e dimensionamento com o intuito de tornar o sistema mais completo e fiável, de acordo com todas as boas práticas internacionais atualmente seguidas.


Para garantir a segurança de pacientes, a qualidade e a disponibilidade de fornecimento de energia elétrica são totalmente imprescindíveis.
Todos os anos ocorrem acidentes decorrentes da falha na continuidade de serviço a estas instalações críticas, principalmente em países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, muito por culpa dos reduzidos investimentos em segurança elétrica hospitalar. 


“Em 2019, na Venezuela, durante um corte de energia nacional de cinco dias, morreram 26 pacientes em diversos hospitais do país. Entre as vítimas incluíam-se pacientes com insuficiência renal incapazes de receber a sua diálise e vítimas de ferimentos de balas impedidos de receber transfusões.” [9]


O esquema IT médico (...) é um caso particular do esquema IT e é utilizado num espaço restrito, onde existirem necessidades especiais de vigilância de isolamento. O esquema IT médico, ao limitar a corrente de defeito à terra a um valor baixo, limita a tensão de contacto a um valor de risco controlado.

José Bernardo Dias

Gestor de Produto, Eficiência Energética e Sistemas de Energia, Infocontrol S.A.
Formado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo principal de Energia, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa

Artigo completo na TecnoHospital nº 111, mai/jun 2022, dedicada ao tema 'Segurança e Exploração das Instalações Elétricas nas Unidades de Saúde'

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.