São João realiza tratamento inovador para linfedema
- 17 julho 2024, quarta-feira
- Gestão

Fotografia: Reis Quarteu_Wikipédia
O Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Hospital de São João, no Porto, realizou um procedimento inovador em Portugal para tratar o linfedema no braço de uma mulher de 71 anos que sofria de grave limitação motora devido ao problema de saúde.
De acordo com a Unidade de Saúde Local (ULS) de São João, o linfedema é uma “condição em que o fluido linfático se acumula nos tecidos moles da pele, causando inchaço” e que “isso acontece quando há um desequilíbrio entre a quantidade de fluído produzida e a capacidade do sistema linfático em o transportar”. Pode ser congénito, presente desde o nascimento, ou ser adquirido após cancro, radioterapia, traumatismos ou infeções.
A doente, que já havia tentado tratamentos anteriores como um plano de drenagem postural e o uso de manga elástica, continuava a sofrer de grave limitação motora e múltiplos episódios de “infeção/celulite anuais”.
Neste tratamento “inovador” foi utilizado um dispositivo feito de colagénio, uma proteína natural do corpo, implantado sob a pele através de uma técnica minimamente invasiva. Este dispositivo foi conectado aos gânglios linfáticos acima da clavícula do lado afetado, ajudando a drenar o fluido acumulado e promovendo a regeneração natural do sistema linfático.
Com o tempo, o dispositivo “irá ajudar a criar novos vasos linfáticos saudáveis”, sendo que “pode ser usado sozinho ou em conjunto com outros tratamentos cirúrgicos, como a transferência de gânglios linfáticos, ligações entre vasos linfáticos e veias, ou lipoaspiração, por forma a melhorar os resultados e a reduzir o inchaço do braço afetado”, lê-se em comunicado.
Outros artigos que lhe podem interessar