São João implementa técnica de radiocirurgia mais eficaz e confortável

  • 10 setembro 2024, terça-feira
  • Gestão

Fotografia: ULS São João

O grupo de radioterapia estereotáxica craniana (GREC) do Serviço de Radioterapia do São João implementou, recentemente, uma técnica de radiocirurgia em acelerador linear que permite, de forma automatizada, o tratamento simultâneo de múltiplas lesões cerebrais, tornando este tipo de tratamento mais seguro e confortável para o utente.

De acordo com a diretora do Serviço de Radioterapia do São João, Lígia Osório, esta solução está dotada de ferramentas específicas de otimização que permitem um planeamento de tratamento mais eficaz e seguro.

“A principal vantagem deste sistema está no tratamento de lesões cerebrais múltiplas, permitindo efetuar um tratamento seguro com um só isocentro, ultrapassando a necessidade de múltiplos reposicionamentos do utente e garantindo a não existência de colisões. Este último é outro ponto onde esta solução inovadora se destaca, pois, permite simular no sistema de planeamento o tratamento com reprodutibilidade e segurança técnica”, explicou a responsável.

Segundo Lígia Osório, este sistema avançado de controlo do feixe permite a entrega de doses de radiação mais altas num período muito mais curto, resultando em tratamentos mais eficientes e confortáveis para os utentes.

“Ao adotar esta tecnologia de ponta, o GREC mantem-se no topo da oferta clínica do SNS para o tratamento de tumores cerebrais”, acrescentou a diretora do Serviço de Radioterapia do São João.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.