Radiologia de Intervenção guiada por TAC na Cova da Beira

FOTO SITE SNS

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira iniciou em março os primeiros procedimentos de Radiologia de Intervenção guiados por tomografia computorizada (TC)

Recorrendo ao novo software de fluoroscopia por TC, recentemente instalado no Serviço de Radiologia do Hospital Pêro da Covilhã, os primeiros atos clínicos, nomeadamente biópsias e drenagens de abcessos guiados por TC, decorreram com sucesso, fez saber o portal do SNS.

Entre os procedimentos executados, destaca-se uma biópsia pulmonar conduzida pelo médico radiologista João André Oliveira, com o apoio de uma equipa multidisciplinar composta por técnicos de diagnóstico e terapêutica, enfermeiros e auxiliares de saúde. “Trata-se de uma modalidade atualmente fundamental no diagnóstico do cancro do pulmão e de outras doenças pulmonares, malignas e benignas, sendo realizada de forma segura e minimamente invasiva”, avança o especialista.

A Radiologia de Intervenção é uma subespecialidade altamente diferenciada da Radiologia, que recorre a técnicas de imagem, como ecografia, TC ou radioscopia, para a realização de procedimentos de diagnóstico e terapêutica. O eu caráter minimamente invasivo desta intervenção traduz-se em menores taxas de complicação, tempos de recuperação mais curtos e, frequentemente, na possibilidade de alta hospitalar no próprio dia, destaca o portal.

De acordo com a ULS da Cova da Beira, a implementação da Radiologia de Intervenção contribui para uma medicina mais moderna, acessível e centrada no doente.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.